Boa tarde meus caros amigos antenados!
Hoje vamos falar de uma tecnologia ainda não muito conhecida: O cinema interativo!
Imaginem aquele filme de terror ou suspense onde o bandido esta perseguindo a mocinha bonitinha e você fica louco para avisar ela para não ir por aquele caminho que o bichão vai estar la. Algumas pessoas ficam tão apreensivas com os filmes que chegam a gritar com o ator/atriz, e chegam a roer até as unhas (credo! rsrs).
Pois bem caros telespectadores agora vocês podem mudar o rumo da história de um filme. O cinema Interativo está focado no aumento da experiência atingida pelo usuário, pesquisas e experimentos vem sendo feitas desde 1987 (O bebezão aqui tinha acabado de nascer!) pela diretora de pesquisas científicas da MIT Glorianna Davenport.
Davenport criticava o cinema que oferecia interatividade através de um número restrito de opções, obrigando o usuário a clicar sempre no lugar certo. Pesquisas desenvolvidas no MIT, junto à geração de novas tecnologias em aparatos sensoriais, como rastreamento de movimentos e reconhecimento de voz e gestos, levaram a um novo conceito de cinema interativo – através da criação de ‘ambientes fisicamente interativos’, como são chamados, o usuário é imerso na narrativa, tornando-se parte da história e interagindo com personagens virtuais.
Vejam abaixo um vídeo com um exemplo de cinema interativo com reconhecimento de voz onde o usuário interage através do telefone celular:
Agora imaginem quantas possibilidades toda esta interatividade no cinema ira trazer para nós telespectadores e para o marketing. Poderemos escolher nosso próprio final ao invés de ser obrigado a assistir aquele final horrível e sem coerência.
O cinema interativo no Brasil ainda é muito pioneiro, precisamos amadurecer muito ainda nesta nova onda, que com certeza vai pegar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
É interessante esta questão de cinema interativo, mas ainda sou daqueles que pensam que nem 3D e nem nada pode ser "melhor" do que o velho cinema.
Deve ser interessante, mas é a mesma coisa que 3D. Se estiver em todos os filmes, vai dar náuseas. É o que acho.
Postar um comentário